Série de performances para o Borboletário do Sesc Pantanal, MT.
Essa mostra é parte da pesquisa realizada em Mato Grosso durante residência artística no Estúdio Motta (Cuiabá) entre março e maio de 2015:
09 de maio:
09h - "Levando os elepês de Gal para passear no Borboletário do Sesc Pantanal".
Na manhã de sábado, o artista Arthur Scovino levará os elepês de Gal para passear no Borboletário do SESC Pantanal. Uma canção e um convite para flutuar é a proposta do artista diante da metáfora fascinante e inspiradora da metamorfose das borboletas.
15h- "Oráculo Caboclo"
O artista Arthur Scovino apresenta a performance “Oráculo Caboclo” no Borboletário do SESC Pantanal. Um convite aberto para vivenciar uma experiência em busca de respostas sobre arte e vida inspirado na dança das borboletas.
10 de maio:
09h - "Ave-Maria" / "Levando os elepês de Gal para passear no Borboletário do Sesc Pantanal."
Na manhã de domingo, o artista Arthur Scovino levará os elepês de Gal para passear no Borboletário do SESC Pantanal. Ave-Maria de Schubert, Caboclo Borboleta, uma canção e um convite para flutuar é a proposta do artista diante da metáfora fascinante e inspiradora da metamorfose das borboletas.
15h - "Caboclo Borboleta" / "Oráculo Caboclo"
O artista Arthur Scovino apresenta a performance “Oráculo Caboclo” no Borboletário do SESC Pantanal. Um convite aberto para vivenciar uma experiência em busca de respostas sobre arte e vida inspirado na dança das borboletas. Em seguida, um bate-papo com o público sobre seu processo de trabalho com as borboletas.
Apoio:
Estância Ecológica Sesc Pantanal / Hotel Sesc Porto Cercado, MT
Estudio MOTTA, Cuiabá, MT
A borboleta é considerada o símbolodatransformação. Entre outros, simboliza felicidade, beleza, inconstância, efemeridade da natureza e da renovação.
Metamorfose das Borboletas
A metamorfose das borboletas é simbolizada como: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser. A borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição ou pode representar a saída do túmulo.
Os estágios desse inseto (lagarta, crisálida e borboleta) significam respectivamente vida, morte e ressurreição, ou seja, a metamorfose cristã.
As Cores das Borboletas
Borboleta azul
Faz referência à metamorfose, portanto, da transformação que os seres humanos passam ao longo da vida, não só física (crescimento), como sociais (mudança de trabalho, casamento, nascimento de um filho, entre outros). A borboleta azul é por muitos considerada a borboleta da sorte.
Borboletas Coloridas
As borboletas coloridas são mensageiras de alegrias e felicidade.
Significados das Imagens-símbolos da Psicologia. Coloridas e diurnas, as borboletas prenunciam acontecimentos alegres, ao contrário de suas irmãs mariposas, quase sempre negras e noturnas, que noticiam a infelicidade. ... A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta.
Coloridas e diurnas, as borboletas prenunciam acontecimentos alegres, ao contrário de suas irmãs mariposas, quase sempre negras e noturnas, que noticiam a infelicidade. No imaginário humano, porém, ambas estão relacionadas à alma.
Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta.
Nos afrescos de Pompéia a psique é representada por uma criança com asas de borboleta.
Para a civilização asteca, ela era o sopro vital que saía pela boca do morto, além de estar associada a uma divindade (Itzpapalotl, cruzamento de uma mulher com uma borboleta).
Esse simbolismo está relacionado à sua metamorfose, que, metaforicamente, expressa a saída do túmulo (casulo) para o renascimento. Essa associação de seu ciclo vital – a passagem do mundo dos mortos para o dos vivos-, também é utilizada na cultura oriental..
No Japão, borboletas são espíritos viajantes; o seu surgimento anuncia uma visita ou a morte de um parente. Por outro lado, duas borboletas juntas querem dizer felicidade conjugal.
Nós somos seres multidimensionais. Assim como este universo, temos muitas camadas e dimensões.
Nosso corpo físico é um e nosso corpo energético é outro. A própria energia tem níveis diferentes com base na densidade de sua vibração.
Dependendo do nível em que nossa energia vibra, percebemos de forma diferente.
Através das leis universais da geometria sagrada nossa energia se separou em 7 centros de principais. Cada centro é um outro nível que conscientemente associamos com coisas diferentes.
Esses centros de energia são o que chamamos de chakras! – Os 7 chakras em nosso corpo são os centros onde a energia da vida flui, são eles:
O chakra raiz que representa a nossa fundação;
O chakra sacral que representa uma conexão mais profunda e nossa capacidade de aceitar os outros;
O chakra do plexo solar que é o nosso centro de controle e representa a nossa confiança;
O chakra do coração que representa a nossa capacidade de amar;
O chakra da garganta que representa a forma como nos comunicamos;
O chakra do terceiro olho que representa a nossa capacidade de concentração;
O chakra da coroa que é o mais alto e representa a nossa conexão espiritual.
Quando todos estes chakras estão totalmente alinhados, nós sentimos a totalidade e equilíbrio.
Mas se alguns desses centros ficam bloqueados, isso impede que nossa energia flua suavemente. E isso causa problemas em nosso estilo de vida, dores no corpo ou até mesmo problemas de saúde.
Assim como cuidamos do nosso corpo físico, o corpo espiritual precisa de higiene adequada.
Como limpar seu campo energético e balancear seus chakras:
Para limpar o seu campo energético siga estas dicas bem simples:
1. Exercícios
Exercícios físicos regulares podem modelar seu corpo, mas seus benefícios vão além disso. A atividade faz com que seu sangue circule corretamente, resultando em um fluxo suave de energia.
2. Coma bem
Dê uma consideração maior a sua nutrição e o tipo do alimento que você põe para dentro de seu corpo. Assim como dizem, “você é o que você come”, significa que comer alimentos saudáveis vai mantê-lo saudável.
Afirmação positiva não só pode alegrar a sua mente, mas pode ser bom para a sua aura e chakras também. Para manter as vibrações positivas fluindo, faça um esforço extra para se concentrar em pensar e falar positivamente.
4. Passe um tempo na natureza
Não há outro lugar onde sua energia seja tão limpa quanto na natureza. Ela absorve todas as energias estressantes e negativas, mantendo-o relaxado. Você pode até mesmo tentar andar descalço tentando uma conexão com a natureza e influenciando o seu corpo a funcionar adequadamente.
5. Descanse
Manter seu corpo bem descansado mantém sua aura saudável. Não dormir o suficiente afetará o fluxo de sua aura. Quando você se sentir cansado durante o dia, tire uma soneca, isso já é uma grande ajuda.
6. Medite
A meditação ajuda a limpar seus sistemas de energia, deixando-o energizado, calmo e recarregado. Ela abre o Chakra e inunda a aura com energia fresca e pura.
7. Ouça música instrumental
A maioria das músicas instrumentais são escritas através da matemática e da geometria sagrada. Ouvir esse fluxo de notas limpa o seu campo de energia através da vibração, uma vez que ela fala a língua do universo.